29 de fev. de 2008

5. dia

Hoje tivemos um encontro com um cara que veio medir a cozinha para fazer os móveis. Chegamos lá e encontramos a equipe de montagem da casa indo embora. Eles já terminaram a parte deles e vao voltar para casa e passar o final de semana com a família. Trabalharam duro e agora merecem descansar né. Parece que outra turma que virá que pintará a parte vermelha. Ainda está tudo branquinho.

Deixaram tudo limpinho e ainda fizeram um corrimao improvisado para a escada temporária. Tirei fotos de tudo. Continua parecendo grande, mas nao é nao viu gente. A hora que trouxermos os móveis voces vao ver que vai ficar tudo meio apertadinho.



Aí fechamos a casa toda, verificamos todas as janelas e viemos embora. Já meio longinho olhamos para trás e ficamos com peninha de deixá-la sozinha ...


Eu quero uma casa no campo
Onde eu possa compor muitos rocks rurais
E tenha somente a certeza
Dos amigos do peito e nada mais
Eu quero uma casa no campo
Onde eu possa ficar no tamanho da paz
E tenha somente a certeza
Dos limites do corpo e nada mais
Eu quero carneiros e cabras pastando solenes
No meu jardim
Eu quero o silêncio das línguas cansadas
Eu quero a esperança de óculos
Meu filho de cuca legal
Eu quero plantar e colher com a mão
A pimenta e o sal
Eu quero uma casa no campo
Do tamanho ideal, pau-a-pique e sapé
Onde eu possa plantar meus amigos
Meus discos e livros
E nada mais

28 de fev. de 2008

4o. dia de construcao

Ontem o Robert foi para Munique numa viagem de negócios. Volta hoje todo ansioso para ver o andamento da casa e também porque estamos fazendo 20 anos de casados. Uma boa maneira de celebrar nossos vinte anos nao é? Vamos jantar fora para celebrar.

No terceiro dia da construcao fomos lá ver os pontos de luz para sala de jantar, da escada, cozinha, etc .. e vimos o que eles estavam fazendo, já que a grande parte do lado de fora estava pronta.



Para ver as fotos com calma e ler as explicacoes, é só clicar em cima da foto e o link vai para o Picasa Album, em que dá para ver as fotos individualmente.

Mais tarde volto lá para fotografar a pintura.

26 de fev. de 2008

O telhado

Ontem o Robert falou que eles tinham colocado o telhado, mas houve uma confusao de língua. Ele quis dizer a parte interna do telhado e nao telha. Hoje que eles colocaram as telhas.

Quando eu digo que tudo se encaixa, nao significa que os caras tem um trabalho leve. Orra, trabalham duro prá caramba, sem parar, sem corpo mole. Eles tem que martelar com uma marreta enorme uns pregos imensos, acertar toda a parte de base do madeiramento, fazer toda a parte de isolacao.

Essa construcao é considerada ultra-moderna no sentido de economia de eletricidade, por nao ter que nem esquentar muito no inverno e nem ventilar muito no verao, justamente por causa da alta tecnologia utilizada na construcao.

Mas os caras trabalham muito para acertar tudo, nao pode deixar um buraquinho seuqer sem selar, para nao ter escape do calor. Hoje, além das telhas, eles colocaram a janela do quarto do banheiro das criancas, que é no telhado. Também a antena satélite com toda a fiacao interna, as calhas, os arremates bonitinhos dos biquinhos do telhado. E acompanhamos o mestre da eletricidade, verificando todas as tomadas e todas as saídas de fios para as lämpadas.

Hoje ficou assim:

25 de fev. de 2008

Um lar nasceu ...

Depois de uma noite mal dormida por mim e pelo Robert e logo depois das criancas terem ido para a escola, fomos para a construcao logo depois das 8:00h, achando que os trabalhadores estariam chegando e preparando para a iniciar a construcao.

De longe já vimos que os caminhoes estavam por lá mas nos assustamos quando vimos que o térreo já estava quase no final.

O susto porque a fábrica fica há uns 150km de distancia. E pelo andamento da obra eles devem ter comecado lá pelas 6horas, ou seja, saíram da fábrica por volta das 4 horas da madrugada. Vieram uns quatro caminhoes enormes com todas as paredes e telhado. Duas caminhonetes com materiais (pregos, fios, parte elétrica, ferramentas), mais tranposte dos funcionários. Um mundaréo de gente e material.

Eu e o Robert ficamos lá, totalmente bestas com a eficiencia e perfeicao de tudo. Todas as paredes foram se encaixando como um brinquedo de lego gigante. Depois entramos na casa e vimos a qualidade de tudo. O eletricista principal ainda nos deu a chance de revermos as tomadas e onde colocaríamos as lampadas e se queriamos mudar algumas coisas. Todos super atenciosos. Até o nosso vendedor foi lá assistir e ficou super encantado quando viu que tudo estava ficando tao bonito.

Demos umas duas saídas - para um café e depois para buscarmos a Giovanna e os homens lá trabalhando com um afinco que nunca tinha visto antes. Os caras nao pararam para comer até as 3horas da tarde. Nós viemos embora as 18:00 quando o sol se pôs e faltava somente colocar as telhas. O Robert foi numa loja e voltou lá na obra e disse que eles só pararam as 20:00h, depois de terem colocado todas as telhas.

A casa por dentro nos pareceu um pouco menor do que esperávamos. Mas sabemos que foi porque quisemos muitos ambientes - só em cima serao 3 quartos para as criancas com 1 banheiro e o nosso quarto como suite. Embaixo é um escritório/quarto de hóspedes com banheiro, lavanderia, cozinha, sala de jantar, sala de estar e o jardim de inverno. Mas por fora dá para ver que ela é grande e bem bonita.

Esse slideshow mostra um pouco os preparativos, o material, os carros da empresa.




E este mostra o desenvolvimento da casa, como se ela brotasse do chao. Säo fotos das 8 da manha até as 18:00h e os caras ainda continuaram lá. Nao vi nenhum trabalhador fazendo hora, pelo contrário, todos agitadérrimos trabalhando com afinco. Eu e o Robert estamos cansados em ve-los trabalhar!!!

Tenha paciencia, porque sao 64 fotos!!



Amanha voltaremos lá cedo para fotografarmos já com as telhas. Além das paredes e janelas já foram feitas hoje todas as tomadas e passagem de todos os fios elétricos para todas as tomadas e à noitinha eles já tinham luzes na casa. Já foi ligada a água também. Amanha eles continuarao com toda a parte elétrica e acertando as paredes e depois de amanha provavelmente a casa já será pintada e estará pronta por fora. Ai comecará a parte interna!

O lar dos pohlminhas acaba de sair do papel para a realidade.

Our home out of a paper to reality

15 de fev. de 2008

Decidido!! Será???

   +   

Bom, assim como a Marlene e a Marly que escolheram a escada encaracolada, foi a que eu também gostei mais.

Mas de acordo com a planta ela tem que ser retangular e de acordo com o preco também a nossa escada será mais ou menos no formato da escada 1 com esse trabalho de metal por baixo dos degraus e no corrimao. A madeira será um pouco mais escura.  Me animou que a minha mae também gostou porque inicialmente nao foi a minha primeira opcao.

Quanto ao piso eu continuo gostando um pouco mais do branco mas todo mundo votou no piso mais escuro e é a preferencia do Robert também.  Assim como a Marly, todos falaram que o piso branco deixa aparecer todos os fios de cabelo, mas lembrem-se: estamos agora ficando grisalhos!! O ideal entao seria mesmo o piso branco, ou? Mas deocraticamente o piso entao será o escuro.

 

Fomos informados que a casa já está quase pronta lá na fábrica. Todas as paredes já passaram pelo processo de análise do computador e cortadas pelo robo, incluindo os cortes das tomadas e das janelas. Todas estao prontas dentro dos tamanhos que escolhemos e já estao sendo colocadas nas paredes. Dia 25 eles trarao tudo nos imensos caminhoes e será tudo colocado e levantado.

Resolvemos que vamos fazer a pintura da casa internamente. É muito estressante ter que decidir coisas ainda tao no ar e se a pintura fosse feita pela empresa teríamos já que decidir todas as cores de todas as paredes e cada tonalidade além do branco é cobrada extra. As criancas ainda estao decidindo como vao querer seus quartos. Parece que o Johann quer fazer grafitagem no quarto dele. Eu quero uma parede da sala e uma da cozinha pintadas de uma maneira especial entao fica dificil resolver tudo agora.

O pai do Robert arrumou dois pintores conhecidos que virao fazer a parte da base nas paredes - passar massa fina, lixar e fazer a pintura branca básica em todas as paredes e tetos. E depois nós vamos fazer as paredes especiais. Estou animadíssima com isso. Já estou olhando um monte de revista de decoracao. Lembrando que a parte térrea da casa o teto será todo de madeira e todo o primeiro andar näo terá estuque normal, ou seja, o estuque acompanhará o telhado em bico o que dará aos quartos e a escada uma altura de mais ou menos uns tres metros e pouco. Esse teto, com todos nós já com pés e pernas quebradas ... terá que ser pintado por outra pessoa mesmo né!! :)

9 de fev. de 2008

Foi dada a largada

As duas primeiras casas comecadas no condomínio. Na semana passada elas nao estavam lá ...


Posted by Picasa

7 de fev. de 2008

Palpite 2

E outra decisao que está nos deixando meio confusos: a escada.

Primeiro nossa escada seria assim, toda de madeira.
Acontece que o estilo da casa acabou ficando bem moderno e essa escada tem mais um ar campestre, entao resolvemos moderniza-la e comecamos a ver escadas misturada com metal, que é a moda agora. Acontece que tem dois estilos:
















Esta, com duas barras por baixo dos degraus





















E esta com duas faixas laterais segurando os degraus.



O metal será cinza claro como esta , para se tornar menos importante e sobressair os degraus de madeira, mas menos curvada.





















O corrimao será de metal com barras verticais ... O Robert está pensando quando chegarem os netinhos - filhinhos do Patrick - e eles quererem escalar a escada pelo corrimao hehehehe!

E agora José?


Um palpite

Me lembro quando eu reclamava que a família era tao grande e palpiteira que eu preferia fazer as coisas e só depois contar, de tanta gente dando palpite ao ponto da gente nao saber mais o que era melhor fazer.
Agora estou no extremo oposto. Estamos tao sozinhos que as vezes gostaria de ter algumas pessoas por perto para trocar algumas idéias.

A casa está praticamente decidida e fechado o contrato. Teremos a liberdade ainda de fazer pequenas alteracoes. Decidimos já os azulejos dos banheiros, as portas serao todas brancas - desde a entrada até o batente das janelas e do jardim de inverno mas estou ainda indecisa quanto ao piso da cozinha/sala de jantar /sala de estar que será tudo um ambiente só. O teto será de madeira clara, as paredes todas brancas. A cozinha toda branca com pedra preta no balcao. Escolhemos o piso escuro polido para contraste. Mas quando vejo fotos do piso branco até suspiro. O Robert acha que seria muito trabalhoso manter o piso branco sempre limpinho e branquinho, mas o preto nao é a mesma coisa ao mostrar toda a poeirinha branca???

O que é mais bonito, o piso branco ou o escuro?


Posted by Picasa

5 de fev. de 2008

Sparenergie

Até a casa ser levantada, vou mostrar aqui alguns detalhes que nao estarao tao na cara.

A Alemanha vem dando alguns estímulos para casas chamadas "Sparenergie", ou seja, casas novas sendo construídas que visam uma maior economia de energia.

Pegamos 1/4 do financiamento com esse estímulo com juros um pouco menores porque nossa casa estará sendo construída com paredes com uma tecnologia de isolamento muito maior que as casas atuais. As janelas e portas terao tres camadas de vidros e o aquecimento será feito no chao, já que o piso poderá manter o ambiente aquecido por muito mais tempo sem ter que o aquecimento ficar ligado o tempo todo durante o inverno.

Ainda fizemos um Jardim de Inverno com muitos vidros para captar o calor solar. Estamos agora até com receio da casa ficar quente demais no verao, por isso resolvemos colocar piso no andar térreo ao invés de madeira. O piso, sendo pedra, manterá por mais tempo o aquecimento no inverno e refrescará nosso corpo no verao.

Posted by Picasa

1 de fev. de 2008

Estava decidido que a casa seria vermelha, mas após ver tantas casas totalmente vermelhas achamos que iríamos enjoar logo. E o Robert nunca gostou muito da idéia, entao resolvemos hoje nem lá, nem cá.

















A casa será clássica, branca. Mas o bico, essa parte em cima do Jardim de Inverno será vermelha escuro. Foi o mestre da pintura que nos deu a dica, dizendo que atualmente é muito moderno usar o vermelho, mas como um detalhe e nao como a cor principal da casa. Ele nos garantiu que vai ficar muito bonita.



















































Passamos hoje o dia inteiro tomando decisoes: todos os ajulezos e pisos dos 3 banheiros, como será o design da escada e qual será o piso de todo o andar térreo. Acho que escolhemos coisas lindíssimas, dentro do que cabe no nosso orcamento.

Depois fomos no escritório da empreiteira que faz a terraplanagem. Vamos ter um cisterna de 6.000 litros que acolherá a água da chuva e distribuirá pelos banheiros (no uso da privada), da máquina de lavar roupa e para regar o jardim.

Bom, agora está tudo decidido. Só está agora faltando uma reuniao com os especialistas na pintura interna da casa. Vamos escolher os papéis de parede, as cores de todos os ambientes.

Entao, dia 25 de fevereiro a casa será colocada em pé. Montarao todas as paredes externas, com portas e janelas e colocarao o telhado. Num dia só. Eitcha que estamos quase lá!