22 de jun. de 2007

E na fábrica ...

o que nós vimos nos deixou de queijos caídos. Muita tecnologia, avanco e beleza.

Uma fábrica com galpoes enormes e - bem alemao - super limpos e organizados.

Tudo isso que está embaixo é o material básico que está a escolha em termos de modelo, cor, tamanho. Desde as telhas até o piso.

Tudo é colocado no computador que vai seguindo a planta e cortando. Depois monta-se tudo, encaixota-se e leva de caminhao para o terreno. Lá, em um dia, encaixa-se tudo. No dia seguinte colocam-se as telhas e A casa está montada com paredes e portas. Aí levam-se tres meses com o acabamento por dentro.


Degraus da escada interna.






Essa é a porta de entrada que o Robert gostou. Talvez escolhamos em tom de madeira.

Vários tipos de janelas e de parapeitos de mármore.


Telhas
aquelas janelinhas no telhado


olha a limpeza dessa bancada com madeira já cortada. As madeiras inteiras sao colocadas como numa redoma de vidro com um computador lá dentro cortando e um engenheiro apertando os botoes. A madeira sai de lá cortada e sem poeira.

20 de jun. de 2007

E a casa deles por fora ...

é assim, somente nao estamos com vontade de colocar essa madeira (azl) como revestimento por fora, porque achamos que talvez pintado a durabilidade seja maior.

Coisinha mais linda com a cerquinha branca nao é? Nao sei se vamos colocar. Aqui é de plástico especial para nao manchar, quebrar e sai caríssimo. E nossa casa sendo de esquina teria que ter cerca por todos os todos!!!!


02/05/2207 - visita à fabrica e ...

assinatura da compra da casa

Como ainda estávamos em dúvida sobre a qualidade do material de uma casa básica - a casa de exposicao é linda mas com algumas coisas especiais - entao fomos no dia dois de maio visitar a casa montada por eles com material básico e que teria mais ou menos a mesma aparencia e o mesmo tamanho da nossa.

Essa é a entrada, com carpete de madeira


com portas iguais as que eu tenho, que fica meio aberta também.


O Robert adora este tipo de teto, todo amadeirado sem a massa do estuco,



E a sala de jantar bem iluminada


E para nao ficar com uma cozinha muito pequena, faze-la tipo americana com balcao. Acho que vou copiar a idéia a fazer a nossa também assim!



e o banheiro é bonito também, de um tamanho bom e com pecas básicas.

Somente os móveis nao vem junto né!!


Gostamos muito. Achamos que o básico é de muito boa qualidade. Inclusive o carpete de madeira é de uma das melhores marcas no mercado. Os pisos e os azulejos sao modernos, de várias cores e estilos. Depois ele nos levou à fábrica ...

05/04/2007 - a firma Weiss

O Sasha nos recebeu super bem, foi simpático e após explicarmos que éramos uma família de 5 e que o terreno nao era muito grande, ele quis já marcar uma visita ao terreno.


Aí viemos para casa e, entre pizza e vinho, ele comecou a desenhar a planta. Eu já tinha pesquisado algumas plantas mas como tem que ter somente dois andares, quatro quartos com banheiro em cima e na parte de baixo sala, cozinha e, de preferencia, com um escritório com banheiro para futuramente se transformar num quarto, entao teriamos mesmo que fazer uma mágica.

A parte de dentro da casa da Weiss em exposicao que visitamos é assim:


E esse cantinho principalmente me encantou. Aqui nessa regiao até que o inverno nao é dos mais rigorosos mas mesmo assim sao seis meses de frio. Um cantinho com janelas - tipo jardim de inverno cairia bem nao é memso? Nao gosto muito de móveis com ratan. Acho meio desconfortável para deitas, descansar, ler mas que é lindo é.
Bom, sabemos que a decoracao feita com especialistas e com grana solta a aparencia é outra né! E que provavelmente os pisos, azulejos, portas e janelas que estao na exposicao nao devem ser a mesma coisa que vendem no pacote de uma casa básica.

Por isso mesmo o Sasha nos convidou para ir conheer a fábrica e visitar alguns fornecedores do material básico.

As empresas

Diante da exposicao de casas pré fabricadas em Mannheim, escolhemos visitar os vendedores da Weber, Weiss, Griffner e duas outras. A Weber foi por indicacao do próprio Sr. Joachim.

Foi a nossa primeira conversa com vendedor e já levamos mais ou menos algumas idéias. E nos ouviu atentamente e - durante o papo o Sr. Joachim telefonou para dizer que se tivessemos uma entrada o terreno seria nosso.

Ficamos felizes e ao mesmo tempo comecamos a correr para saber se teríamos como pagar. Minha irma deu a maior forca "vai, arruma emprestimo, entra no cartao mas dá essa entrada. Depois voces reembolsam com o empréstimo"!

Depois de conversarmos com os vendedores, visitamos mais duas feiras e chegamos a seguinte conclusao:

A Griffner seria a realizacao dos nossos sonhos, mas por um preco alto demais. Iríamos comprometer pelo menos os próximos 10 anos pagando prestacoes muito altas: E com as criancas, queremos ainda curtir a casa mas também passeios e viagens.

A Weber e a Weiss sao empresas tradicionais na Alemanha, com anos de atendimento e sempre saem em reportagens de revistas especializadas, como empresas sempre em desenvolvimento e de ponta. Entao decidimos através do bom atendimento que recebemos do vendedor. O Sasha.

12 de jun. de 2007

03/04/2007 - Impacientes

Já que resolvemos que queríamos mesmo uma casinha nossa e que achamos que esse lugar seria um bom lugar para vivermos, provavelmente, o resto de nossas vidas entao queríamos logo saber se daria tudo certo. Eu e R. somos capricornianos. Pés no chao, práticos, batalhadores. Sonhos, somente os realizáveis. E achamos que poderíamos e queríamos realizar esse.

Para aguentar esperar a resposta do Sr. Joachim voltamos lá na exposicao das casas e resolvemos já conversar com um dos fabricantes para sabermos mais detalhes da construcao, dos precos, da entrega.

E vimos - entre uma casa e outra - detalhes maravilhosos

E foi nesse dia, durante a conversa com um dos fabricantes, que o Senhor Joachim nos telefonou para nos dar a resposta.

03/2007 - Uma esquina

Mesmo antes de saber a resposta do Senhor Joachim fomos lá ver o terreno dele.
Um tremendo canteiro de obras, mas já dava para ver que será um lugar muito bonito.

A resposta

Dois dias depois o fazendeiro telefonou para R.

Ele tinha ainda uns tres terrenos grandes e, sim, também um terreninho menor. Mas que teria que ser construída uma casa individual. Numa esquina.

O terreno seria de 326m2 e, apesar de maior, o mesmo valor do terreno do banco!! Ele nao cobraria as taxas bancárias, é claro!!

Meus olhos iluminaram-se mais ainda.

Mas um terreno maior significaria a obrigatoriedade de se construir uma casa individual - mairo e mais cara!

Mas porque teria que ser uma casa individual, como assim? Eu compro o terreno e construo o que eu quero nao é? Nao. Nao é bem assim.

De acordo com o tamanho do terreno deverá ser construída uma casa em fileira ou uma casa geminada ou uma casa individual. Para esse condomínio as casas individuais ficam nos extremos do condomínio. Por ficarem nos extremos elas terao que ser mais baixas para nao fechar completamente a visao das casas no meio. Em todo o condomínio nao poderao ter edifícios nem prédios acima de tres andares. E as casas individuais só poderao ser sobrados de dois andares acima do solo.

É. Alemanha é assim mesmo, cheia de regras. E é assim que as coisas devem ser para funcionarem como funcionam, feito relógio suico, ou melhor, um relógio alemao que também é pontualíssimo.



Ou seja, uma casa individual terá que ter 30% do tamanho do terreno construída. E deixar dois metros de espaco entre suas laterais e um metro de frente para a rua. E de acordo com o tamanho que sobrar para o jardim terao que ser plantadas um número certo de árvores frutíferas.

Dissemos ao Sr. Joachim que, se ele esperasse até outubro para o pagamento do terreno - entao gostaríamos de comprá-lo.

Perguntar nao ofende

Telefonei para minha irma e mae e mandei a elas via e-mail a planta do condomínio com a setinha vermelha. E perguntei: "mae, será que vai dar certo a negociacao desse terreno?"

"Nao", ela respondeu. Porque voce nao vai ter uma casa grudada em outra. Sua casa está sozinha no terreno com espaco dos dois lados".

Eu e R. nos entreolhamos. E nos entristecemos. Terrenos para casas individuais tem que ser maiores e nao teríamos dinheiro para isso. Pelo menos nao nessa regiao que é meio cara.

Nossa única esperanca agora seria o fazendeiro.

Entre um contato e outro

R comecou entao a fazer vários telefonemas para financiamento de bancos e ao mesmo tempo tentou negociar com a gerente do banco, responsável pelos terrenos.

Fomos também na Prefeitura do vilarejo responsável pelo condomínio. O responsável foi super gentil e atencioso mas nao, nao tinha mais terrenos pequenos para vender, somente os grandoes!

Entre um telefonema e outro, R viu na internet um anúncio de um dono de alguns terrenos do condomínio. Achamos que ele era um dos fazendeiros da regiao que tinha terras lá. Mas o anúncio era somente para terrenos grandes. Mesmo assim R mandou um email perguntado se, quem sabe, nao havia ainda um terreno pequeno??

Tao pertinho e tao distante

Quando comecamos a procurar nos jornais vimos o anúncio de um projeto. O MahrgrundII.

Um projeto de muitos terrenos juntos, feito um grande e enorme condomínio, num vilarejo há apenas 3km daqui onde moramos. O que significa que - mesmo mudando - nao teríamos que neessariamente mudar de médicos, passeios, lojas.

Com uma área de lazer junto a um laguinho e em volta muitos campos e fazendas. Na área os terrenos eram separados por áreas e tipos de casas: casas geminadas de dois andares, casas duplas, ou casas individuais. Muitos terrenos já haviam sido vendidos. Alguns ainda sendo negociados pelo banco mas com algumas taxas extras - é claro!

Resolvemos ir lá visitar. E foi amor instantaneo. Pensei: "bom, se é para ter um pedacinho de terra na Alemanha, meus Deus, nos ajude que seja aqui!"


Enviamos vários emails para o banco que estava negociando os terrenos e recebemos a resposta: de acordo com o tamanho que queríamos - ou o valor que poderíamos pagar, seria possível ficar com o terreno que está com a setinha vermelha. De acordo com os m2 teria que ser construída uma casa geminada - um terreno de 290m2.

Só estávamos encontrando um problema: Os terrenos ficarao - provavelmente - prontos para construcao somente a partir de outubro. A construcao de uma casa leva mais ou menos uns tres ou quatro meses. Comprando o terreno agora teríamos que entrar com o pedido do fianciamento agora para o terreno mas usar o resto do financiamento a partir de outubro. E no meio tempo ainda continuar pagando aluguel. Uma combinacao que nao conseguiríamos levar.

Tentamos negociar com o banco. Sem condicoes. Sem flexibilidade. Eles reservariam o terreno por 15 dias. Depois disso teríamos que comecar a pagar.

Fora do vilarejo

Apesar de nao termos achado nada, verificamos que os precos de terrenos e a possibilidade de financiar casa + terreno era possível. Entao esse sonho comecou a tomar forma. Cada vez conversávamos mais sobre o assunto. E comecamos a procurar um pouquinho além do vilarejo onde moramos.

Fomos mais para os lados das montanhas e nao achamos nada, apesar dos precos serem mais acessíveis. Mas num futuro próximo em que as criancas tiverem que sair, trabalhar, estudar ... hmmm as montanhas nao seria um local de fácil acesso e até eles terem carro ...

Passamos a comprar jornais com anúncios imobiliários e a procurar também pela internet. Anotamos alguns enderecos e fomos lá ver. Nada ainda.

Chegamos a olhar num raio de 30km de distancia daqui. Ou muito difícil o acesso ou muito grande ou muito caro ... Nada ainda.

Mas e a terra?

Voltamos da exposicao de casas com mil vontades e desejos e cheios de catálogos. Comecamos a verificar os catálogos e os precos, as formas de financiamento, as plantas das casas.

Mas o primeiro impasse: mesmo que conseguissemos comprar a casa, onde a colocaríamos?

Minha filha mais nova, ouvindo nossas conversas sugeriu: "mae, vamos lá na casa daquele fazendeiro. Ele tem tanta terra, será que ele nao daria um pedacinho prá gente colocar nossa casa?"

Comecamos entao a olhar aqui no vilarejo onde moramos, somente para sabermos a que nível estariam os precos dos terrenos.

Achamos muito pouca coisa. Alguns terrenos em locais nao legais, ou muito grandes, ou muito caros, ou tudo junto. E também projetos de terrenos que só estarao sendo disponibilizados num futuro próximo e que será necessário entrar numa fila de interessados que terao que participar de um sorteio.

ai ai, será que nao vamos encontrar um lugarzinho nosso?

03/2007 - Vamos só olhar ...

Fomos visitar um show-room de casas pré-fabricadas. No dia 4 de marco de 2007 (6 meses após a "visao" da minha mae. E o que nós vimos nos encheu os olhos. Casas lindas, super modernas, confortáveis sem serem extremamente grandes ou luxuosas. E com uma tremenda tecnologia.

09/2006 - Quando tudo comecou

Depois de vinte anos, estávamos já certos de que nao iríamos comprar uma casa. Já havíamos conversado sobre isso várias vezes e após mil contas sempre chegávamos a conclusao que era melhor continuar pagando aluguel enquanto tínhamos criancas e precisávamos de uma casa grande. Lá prá frente, mais tarde, só nós dois procuraríamos por uma casinha ou apartamento pequenininho e pronto.

Mas fomos visitar minha mae e aí ela disse: "bom, agora chegou a hora. Logo, logo voces vao comprar uma casa própria".

Minha mae é assim meio vidente, meio adivinha, meio psicóloga. E acendeu na gente a chama. O sonho.

Depois disso conversamos um pouquinho sobre o assunto mas nao nos aprofundamos. R um dia chegou e falou que estava curioso para ver como andavam as novas tecnologias sobre construcao de casas, porque vira e mexe vemos ou lemos alguma reportagem sobre o novo conceito de casa que economiza energia.